Cabelos

Dicas para cuidar do cabelo oleoso no inverno!

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Essa época do ano a segunda maior reclamação de todo mundo ( a primeira é a queda de cabelo) é a oleosidade excessiva no couro cabelo, por isso resolvemos te explicar o que acontece e como tratar este problema.

Por conta dos dias mais frios nessa época do ano, temos a tendência de aumentar a temperatura da água durante o banho, assim quanto mais alta a temperatura da água mais oleoso o seu cabelo ficará e também mais será a probabilidade de ter caspa. Assim procure lavar os cabelos em uma temperatura morna ou fria, isso não significa tomar banho nessa temperatura e sim diminuir a temperatura somente no momento de lavar o cabelo.

banho-quente (1)

Outro ponto é que nesta época, por não transpirarmos tanto as pessoas costumam lavar menos os cabelos, mas essa demora pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo. E quando as pessoas lavam costumam massagear demais o couro cabeludo na tentativa de retirar a oleosidade acumulada nos intervalos entre as lavagens, o que também faz com que o couro cabeludo produza mais oleosidade.O melhor é lavar os cabelos dia sim, dia não, com shampoo adequado. É importante saber bem o tipo de produto que é mais indicado para o seu tipo de cabelo. Veja se não é o caso de usar um shampoo feito para quem tem raízes oleosas e pontas secas ou então opte pelo shampoo para cabelos oleosos mesmo. De um modo geral, dê prioridade para os produtos mais aquosos, de consistência menos pesada. Shampoos adstringentes têm uma maior quantidade de lauril, um agente que trabalha na extração de resíduos nos fios, ajudando, portanto, a diminuir a oleosidade.

Outra dica é tentar deixar o cabelo secar naturalmente. O calor do secador também pode fazer com que o cabelo produza mais oleosidade.

Se você passar algum produto nos fios, não deixe ele encostar no couro cabeludo. O mais importante é, quando lavar, retirar o produto por completo. Os resíduos podem tampar os poros, piorando ainda mais a oleosidade e ainda impedindo o crescimento dos fios.

Evite passar a mão no cabelo o tempo todo, pois da mesma forma que esfregar o couro cabeludo exageradamente no banho também estimula as glândulas sebáceas e causa oleosidade, passar a mão também isso corre, sem contar que muitas vezes levamos a oleosidade da nossa mão para o cabelo. Além disso, prender o cabelo e usar chapéus e boinas com frequência contribuem para que o problema se desenvolva, pois isso abafa o couro cabeludo – fator que acelera a produção de óleo.

Um tratamento que pode ser de ajuda é peeling capilar, espécie de esfoliação do couro cabeludo, melhora a saúde da base do seu cabelo. Ele favorece a renovação celular e ativa a circulação sanguínea. Fazer esse tratamento uma vez por mês é uma excelente maneira de combater a oleosidade nos cabelos. Mas atenção: se o seu couro cabeludo tem feridas, lesões ou acne, evite o peeling capilar, que pode piorar o problema.

enhanced-3391-1464018125-1

Se você continua com os cabelos oleosos mesmo depois de adotar várias das nossas dicas, procure um dermatologista. Em alguns casos, o problema pode ter outros motivos, como uma desordem hormonal.

Fica aqui a nossa dica e até a próxima!

Gabi