Sem categoria

Do que seu cabelo precisa? Hidratação, nutrição ou reconstrução?

Olá meninas tudo bem com vocês?

Hoje vim explicar para vocês um pouquinho sobre alguns processos que existem para termos um cabelo saudável. Desde que se tem falado a respeito de cronograma capilar (técnica de recuperação planejada dos fios, constituída de três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução), principalmente entre as cacheadas se gerou uma dúvida sobre que tipo de tratamento é necessário para cada cabelo. Primeiro é importante entender que existe uma diferença entre Umectação x Hidratação x Reconstrução.

Vamos começar pela umectação ou nutrição, umectar é o mesmo que umedecer. O tratamento é feito à base de óleos vegetais, onde devolve os lipídios ao nosso cabelo ou seja a gordura e oleosidade que ele precisa e sim, ele precisa de boas fontes de gordura. Além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas, principalmente, nos fios cacheados que sofrem com o ressecamento natural por conta do formato dos cachos. A umectação é o “alimento” para nossos fios.  Recomendasse esse tipo de tratamento para os cabelos ressecados,que estão com frizz e volume excessivo.

frizz

Hidratação é colocar água no nosso cabelo, quando hidratamos estamos devolvendo a umidade aos nossos fios, trazendo o efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos. Lembrando que a hidratação é o princípio de qualquer tratamento capilar.  A hidratação é indicada para aqueles cabelos que estão embaraçando e perderam o brilho.

embaraçado

Já a reconstrução capilar é feita para fortalecer os fios, devolvendo a massa, proteína e aminoácidos, que podem ser perdidos naturalmente ou nos processos químicos. Esse tipo de técnica é necessária para os cabelos que estão danificados, elástico e passando por algum processo de quebra, normalmente cabelos platinados ou que possuem algum tipo de relaxamento ou alisamento.

A imagem abaixo é um exemplo de cabelo elástico!

cabelo-elastico

Por isso nunca se esqueçam mais importante do que um cabelo com química é um cabelo bem cuidado e saudável!

Beijos e até a próxima!

Gabi